Fotos: Ederson Porto
O deputado Zeca Dirceu (PT) é o vice-presidente da Frente Parlamentar Brasil-América Latina, Caribe e África, criada nessa terça-feira (2 de julho), na Câmara dos Deputados em Brasília. "O Brasil é um país continental e cada vez estreita mais as relações com os países do mundo inteiro em todas as áreas, não somente no aspecto das relações comerciais de bens produzidos, mas na integração da cultura, educação, turismo, ciências e pesquisas", disse.
"É claro que com os países da América Latina, Caribe e África a relação é mais fraterna, mais próxima e de maior identificação histórica. O povo africano construiu e forjou o nosso país e hoje, mesmo com as assimetrias, temos desafios presentes de colaboração ao combate às desigualdades e na garantia do acesso à cidadania nessas áreas já citadas", completou Zeca Dirceu.
O colegiado é presidido pelo deputado Quaquá (PT-RJ) e composto por 213 parlamentares. O ministro Celso Sabino (Turismo), os embaixadores Gisela Padovan e Carlos Sobral, autoridades e o ator José de Abreu compareceram ao lançamento da frente. "A ação em bloco tem muito mais força para sensibilizar os governos, o Congresso, as instituições financeiras, empresas e setores importantes como agropecuária e até a agricultura familiar", disse Zeca Dirceu.
REFERÊNIA INTERNACIONAL
"Quanto mais integrar esses países que têm muita relação e muita similaridade com o Brasil, mais prolífica será essa relação com todos, inclusive com Brasil, a maior nação entre os três blocos, a contribuir com o desenvolvimento desses países de forma equânime e com oportunidades a alcance de todos", completou.
A formação da frente parlamentar depois de quatro anos da ausência do país no campo diplomático, segundo Zeca Dirceu, só foi possível com a eleição do presidente Lula (PT). "O Brasil voltou ao cenário internacional com relevância e se movimenta com desenvoltura na costura de relações multilaterais, retomando a atenção estratégica a outros países em desenvolvimento".
"É neste contexto que está sendo criada a frente parlamentar, espaço de discussão e também um instrumento de cooperação nas esferas comercial, cultural e econômica", completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário