quinta-feira, 27 de junho de 2024

Sepultamento de pets em cemitérios é aprovado em cidade do Paraná Parlamentar que propôs a lei ressalta que muitos animais são considerados verdadeiros membros da família, e merecem um encaminhamento


A Câmara Municipal de Apucarana, no Norte do Paraná, aprovou um projeto de lei que autoriza o sepultamento de animais domésticos em cemitérios públicos do município.

A proposta foi votada e aprovada em duas sessões extraordinárias, com ampla maioria, nessa terça-feira (25 de junho). O projeto é de autoria do vereador Luciano Molina (Agir).

Conforme o texto, “fica autorizado o sepultamento de cães, gatos e animais domésticos de pequeno porte em campas, jazigos, gavetas, carneiras ou local especifico em cemitérios públicos” de Apucarana. Os espaços onde ocorrerão o sepultamento dos pets deve ser da própria família, que também devem arcar com as custas.

O projeto de lei gerou polêmica na cidade. Na justificativa, Luciano Molina ressalta que muitos animais são considerados verdadeiros membros da família, e merecem um encaminhamento respeitoso.

“O amor e respeito aos animais não humanos cresce muito em nossa sociedade, e atualmente temos muitos animais que são considerados, praticamente, membros das famílias humanas. Quando ocorre o falecimento de um animal muito amado, há dificuldades para se dar o encaminhamento respeitoso que ele merece. Os cemitérios e crematórios particulares existentes cobram altas taxas, o que inviabiliza que as pessoas com menos recursos financeiros possam dar um bom encaminhamento ao animal falecido”, aponta o parlamentar.

Não há, atualmente, respaldo da legislação para que animais de estimação possam ser enterrados junto com seus tutores.

“Objetivamos respaldar legalmente tal possibilidade, beneficiando o elo de amor entre seres humanos e não humanos, estreitando cada vez mais os laços entre todos os seres”, completa o vereador de Apucarana.

Fonte:Gmais Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário