sábado, 20 de abril de 2024

Projeto ‘Alunos Empreendedores’ de Turvo ganha prêmio estadual Turvo ficou em 1° lugar em uma categoria do 2ª Prêmio Educador Transformador. Irati também ficou em 1° e Guarapuava chegou ao 2° lugar

 
O Projeto ‘Alunos Empreendedores’ de Turvo venceu a etapa estadual do 2º Prêmio Educador Transformador. O concurso teve vencedores em sete categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio Regular; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Educação Superior.
No Ensino Médio, o projeto premiado veio de Turvo, sob a liderança da professora Valdineia Schineman, do Colégio Cívico Militar de Cordeiro Marques. De acordo com as informações, o projeto “Expoedite: Feira de Produtos e Serviços dos Alunos Empreendedores” surgiu da necessidade de promover o autoconhecimento entre os estudantes.

Nele, os participantes são motivados a explorar o empreendedorismo e as potencialidades. Por meio de técnicas como a mandala Ikigai e as pesquisas de campo, a professora guiou os alunos a desenvolver os próprios negócios. Conforme Valdineia, a Feira Expoedite teve participação significativa da comunidade local e o engajamento dos alunos empreendedores.

O projeto ocorreu no mês de outubro do ano passado. Contamos com 10% da população do nosso município que esteve presente no local. Nossos alunos mostraram como eles são capazes de fazer algo quando se envolvem de fato. Contamos com o apoio da comunidade que se envolveu nos apoiando, engajando familiares, o comércio local que patrocinou as equipes e a prefeitura. O legado do Expoedite não se restringe apenas à sala de aula, mas ecoa na vida dos alunos, promovendo aprendizado prático, sustentabilidade e desenvolvimento pessoal e profissional.

(Foto: Prefeitura de Turvo)

(Foto: Prefeitura de Turvo)

(Foto: Prefeitura de Turvo)

IRATI

Ainda na Região de Guarapuava, Irati também teve o projeto “Alimentação Saudável: aprender, compartilhar e explorar”, em primeiro lugar na categoria de Educação Infantil. A iniciativa é liderada pela professora Cibelli Batista Belo e ocorreu em setembro de 2023, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Planalto do Futuro.

O projeto se destaca pelo enfoque e por ter impacto positivo na comunidade escolar. Ao perceber que as crianças, com idades entre dois e três anos, demonstravam preferência por alimentos industrializados, a professora Cibelli e a equipe identificaram a necessidade de promover uma abordagem consciente sobre alimentação saudável. De acordo com a professora, a ação não envolve apenas as crianças, mas também as famílias.

É importante trabalhar com as crianças desde cedo, proporcionando experiências significativas que contribuam para o desenvolvimento integral. Então, o projeto não se limitou às atividades em sala de aula, mas também envolveu a colaboração ativa dos pais e familiares, incentivando uma parceria entre escola e família. 

GUARAPUAVA

Guarapuava também não ficou para trás, e teve um projeto premiado nesta edição do Prêmio Educador Transformador. Na categoria Ensino Superior, a iniciativa da professora Moema Rodrigues França ficou em segundo lugar. O ‘berço’ do projeto “Criatividade e Inovação: transformando ideias em negócios” foi o Centro Universitário Campo Real.

A iniciativa trata-se da aplicação de metodologias de ideação como ferramenta para a geração de ideias criativas e inovadoras pelos alunos na disciplina de Criatividade e Inovação do primeiro semestre do curso de Engenharia de Software. Eles tiveram ideias selecionadas no programa de pré-incuação da Incubadora ‘Evolve’ do Centro Universitário.

O objetivo central é promover a capacidade dos estudantes em criar, inovar e desenvolver novos empreendimentos, incentivando o empreendedorismo por meio da aplicação da criatividade e inovação na resolução de problemas reais. Conforme a professora, os alunos recebem uma preparação abrangente para que possam compreender o cenário atual do mercado de trabalho. Assim, eles podem identificar com maior clareza a posição e o papel deles dentro desse ambiente profissional.

Ao identificar lacunas e desafios do mundo real, os estudantes são incentivados a aplicar as metodologias de geração de ideias para conceber soluções criativas e inovadoras que possam ser implementadas com sucesso no mercado. Esta abordagem educacional enfatiza a importância de pensar fora da caixa e adotar uma mentalidade empreendedora.

(Foto: Arquivo pessoal)

PRÊMIO

O 2º Prêmio Educador Transformador é uma das maiores premiações de educação empreendedora do Brasil. O concurso ocorre por meio de uma parceria entre Sebrae/PR, Bett Brasil e Instituto Significare. Juntas, as instituições fomentam a valorização e divulgação de projetos de educadores transformadores de todos os cantos do País.

Fonte: Rede Sul Notícias (Portal: RSN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário