quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Alerta laranja: previsão é de mais de 100 mm de chuva no Paraná até sábado (18)Alerta segue até sexta (17)


A chegada de uma forte frente fria vai mudar o tempo no Paraná nesta semana, com alerta de chuvas intensas e temporais no Paraná especialmente a partir desta quarta feira (15) de fevereiro. O alerta também vale para toda esta quinta (16) e sexta (17), segundo o Climatempo.

De acordo com o instituto, muitas áreas de instabilidade associadas com a passagem de um sistema frontal, áreas de baixa pressão atmosférica e cavados meteorológicos vão impulsionar a chuva no estado. O total acumulado até sábado (18) oscila de 100 mm a 130 mm no sudoeste e oeste do estado. Há grandes risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em todas as cidades do estado. As áreas mais afetadas pelas chuvas abrange o litoral do Paraná e Curitiba e também o sudoeste do estado. Há potencial de grande perigo, com previsão de chuva superior aos 100 mm em poucos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta laranja de tempestade até às 10 horas desta quarta (15) com chuva de até100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O alerta vale para o Norte Pioneiro Paranaense,, Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense e Centro-Sul Paranaense

ORIENTAÇÕES

- Chuva aumentou enquanto está na rua? Tente parar em um local seguro e espere passar.

- Evite se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, estando a pé ou de carro.

- Está de carro? Redobre a atenção e reduza a velocidade.

- Dentro de casa, evite mexer no celular enquanto estiver carregando.

- Recolha, temporariamente, o lixo colocado para coleta, para evitar entupimentos.

- Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil. Ligue: 199.

Fonte:gmaisnoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário