Você sabia que uma só pessoa pode salvar até outras oito? Através da doação de órgãos e tecidos isso é possível. Por isso, o mês de setembro é dedicado à campanha Setembro Verde, que busca sensibilizar a população sobre o tema.
A Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital São Vicente está preparando diversas ações com os colaboradores do HSV e com a comunidade para falar sobre esse importante tema.
No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Nesse dia, às 14h, no auditório do Centro Universitário UniGuairacá, a equipe da CIHDOTT irá homenagear as famílias dos doadores de 2021 e 2022.
Para ser um doador órgãos não é necessário preencher nenhum documento. Basta comunicar a família o desejo. Podem ser doadas córneas, rins, fígado, coração, pulmão, pâncreas além de outros órgãos e tecidos.
O QUE É A CIHDOTT?
A Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT é formada por uma equipe de enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais do Hospital São Vicente de Paulo.
A equipe acompanha a família do paciente potencial doador. Assim, orienta quanto aos procedimentos necessários e dá toda a assistência familiar. Afinal, é um momento delicado para a família.
Existem dois protocolos de atendimento para doação de órgãos. Um por morte encefálica, em que é possível doar órgãos e tecidos. E o coração parado, em que é possível realizar a doação de córneas.
Somente em 2021, foram 11 doações de órgãos ao total. Esse ano, a Comissão também já realizou vários protocolos de atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário