O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para a cocorrência de neve em parte do Paraná. O alerta vale a partir das 21 horas desta terça (17 de maio) ate as 9 horas desta quarta (18).
O alerta abrange também regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul: Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Sudeste Paranaense, Norte Catarinense, Nordeste Rio-grandense, Metropolitana de Curitiba, Centro-Sul Paranaense, Sul Catarinense, Centro Oriental Paranaense. São 34 cidades do Paraná incluídas no alerta, entre elas a Lapa, na Região Metropolitana da capital.
A primeira neve de 2022 em Santa Catarina foi registrada nesta terça-feira (17), antes do esperado pelos meterologistas. Um dos primeiros registros foi feito no Morro das Antenas, em Urupema, e confirmado pela Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no Estado (veja as imagens abaixo). Urubici e Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, também registraram o fenômeno no início da manhã.
ONDA DE FRIO
Curitiba registrou nesta terça (17) 4,8 graus, a menor temperatura de 2022. Outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba apresentaram mais frio ainda: Pinhais, 3,7 graus, e Lapa, 2,8. A temperatura mais baixa no Paraná, segundo o Simepar, no entanto, foi em General Carneiro, que registrou 0,5. De acordo como Simepar, foi o dia mais frio do ano não só em Curitiba, mas em todo o Estado, porém até as 8 horas não havia registro de geada no Paraná. "Geada é observação. Não existe medida. Mas por conta da ação dos ventos, dificilmente houve formação de gelo em áreas mais abrangentes, apenas bem pontuais. Frio mais intenso entre Centro-Sul e Campos Gerais", afirmou o meteorologista Lizando Jacóbsen.
Veja os municípios do Paraná que estão na lista do Inmet de alerta para neve:
Antônio Olinto
Bituruna
Campo do Tenente
Clevelândia
Coronel Domingos Soares
Cruz Machado
Fernandes Pinheiro
General Carneiro
Guarapuava
Honório Serpa
Imbituva
Inácio Martins
Irati
Lapa
Mallet
Mangueirinha
Palmas
Palmeira
Paula Freitas
Paulo Frontin
Pinhão
Pinheiro Preto
Ponta Grossa
Porto Amazonas
Porto Vitória
Prudentópolis
Rebouças
Reserva do Iguaçu
Rio Azul
Rio Negro
São João do Triunfo
São Mateus do Sul
Teixeira Soares
União da Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário