A Saúde de Turvo está entre as 75 melhores do Brasil! O reconhecimento nacional, garantiu a marca a Turvo, que tem se destacado cada vez mais por suas iniciativas e políticas proativas pela saúde pública e pelo bem-estar da população turvense.
O número de profissionais contratados para realizar atendimento na área da saúde, bateu o recorde, registrando na história de Turvo a equipe de saúde mais completa de todos os tempos, 9 médicos atuam hoje nas Unidades Básicas de Saúde e o 10º médico está em fase de contratação. São cerca de 11 enfermeiros, 7 dentistas e 17 técnicos e auxiliares de enfermagem.
Este esforço coletivo resultou em uma força de trabalho altamente qualificada e pronta para atender às necessidades da comunidade, atendimento que se estende da Unidade Básica de Saúde até a casa do paciente. Esta disponibilidade de atendimento domiciliar, embora possa levar a ausência temporária de médicos na UBS, demonstra a atenção e a dedicação das equipes médicas com o bem-estar da comunidade, o que é necessário e fundamental para a atuação das Equipes de Saúde da Família.
Ampliando os atendimentos, foi criada mais uma Unidade Básica de Saúde que foi inaugurada em 2021, com isso, a população turvense conta com 6 unidades básicas de saúde, que possuem equipes de saúde da família completas, mais um marco que Turvo nunca havia conquistado até então. Médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, agente de combate às endemias, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogo, nutricionista e auxiliar em saúde bucal que garantem a realização do atendimento na Unidade Básica e também na residência.
Por meio dessa reestruturação, foi possível garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde em todo o município e nas áreas rurais, que possuem cronogramas de atendimentos, e todas as áreas são atendidas por agentes comunitários de saúde, que com muita determinação alcançam e atendem milhares de famílias.
Com os esforços da administração municipal e também devido aos agendamentos de parte das consultas, foi possível eliminar as longas filas para diversos serviços, odontológicos e clínicos com a descentralização tornando-os disponíveis em todas as UBS.
Isso só no atendimento primário…nas especialidades o serviço também não para, o Programa Fila Zero só foi possível por meio de parcerias entre o Município, Consórcios Intermunicipais, Hospital Regional e é claro, com o Hospital Bom Pastor. Mas isso é assunto para nossa próxima matéria.
Fonte:Blog do Elói
Nenhum comentário:
Postar um comentário