Na última segunda-feira 25 de setembro de 2023, aconteceu a solenidade de formatura do 18º Curso de Operações Especiais (COEsp) – Turma 2023. O curso, promovido pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Paraná (PMPR), formou nove policiais militares, os quais, estarão preparados para situações que exigem elevado grau técnico, tático e estratégico policial, situações extremamente desafiadoras, que necessitam do emprego de tropas com treinamento de elite.
O COEsp 2023, teve início com 43 alunos policiais, sendo 14 oficiais e 26 praças da PMPR, contou também com a participação de três policiais vindos de outras instituições, porém apenas 09 integrantes lograram êxito em chegar até o fim e concluírem o Curso. Durante a formação, os participantes passaram por mais de 900 horas/aulas, distribuídas em 32 disciplinas, abrangendo temas que vão desde o gerenciamento de crises até ações táticas em ambientes verticais, aquáticos, hostis e até mesmo o montanhismo, mergulho e paraquedismo.
Durante a cerimônia, foram reconhecidos os esforços e a dedicação dos formandos, e com orgulho destacamos o 1º Tenente Gabriel Chaves, pertencente ao 16º Batalhão de Polícia Militar, o qual se destacou como o primeiro colocado do curso e recebeu a honraria exclusiva da “Faca Primus Inter Pares” das mãos do Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira. Esta faca é uma distinção única, forjada pelo renomado cuteleiro paranaense Celso Luiz Fernandes, destinada apenas aos concluintes do Curso de Operações Especiais da PMPR. Cada policial que conclui o COEsp recebe seu número pessoal gravado na faca, remontando à tradição das Fairbairn Sykes utilizadas pelos Comandos Britânicos durante a Segunda Guerra Mundial.
O 1º Tenente Chaves, ingressou nas fileiras da Corporação em 22/03/2013, natural de Curitiba – Pr, após formar-se no Curso de Formação de Oficiais – CFO, foi designado a trabalhar no 16º BPM, deste então executou diversas funções e missões, sempre disposto a colaborar para com o trabalho da Polícia Militar. Policial Militar dedicado, responsável, proativo, que sempre conduziu de forma exemplar perante seus pares, superiores hierárquico, bem como para a sociedade que serve, por último Comandante do Pelotão de Choque, devido a sua dedicação e profissionalismo que sempre desempenhou.
A formatura foi marcada pelo tradicional “fora de forma dos caveiras”, que incluiu o uso de explosivos e uma comovente oração. Esse momento surpreendeu todos os presentes e simbolizou a conclusão de um curso de tão alto prestígio. A formatura do 18º Curso de Operações Especiais reforça o compromisso da Polícia Militar do Paraná em manter um alto padrão de treinamento e preparação dos seus militares, garantindo a segurança da população e o sucesso de suas operações.
Parabenizamos os noves formados no Curso de Operações Especiais, onde a partir de agora estão prontos para as mais diversas e difíceis missões da Corporação. Nossos votos de sucesso aos Caveiras que honraram seus nomes e principalmente ao 1º Tenente Chaves que elevou o nome do maior batalhão do Estado, o 16º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Guarapuava.
*POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ, Nós fazemos a diferença!*
Comunicação Social 16º BPM - Batalhão 3º SGT PM Ricieri Chagas
Fonte:PM
Nenhum comentário:
Postar um comentário